Democratas de Joe Biden conquistam maioria no Senado dos EUA

.JONATHAN ERNST (REUTERS)

As vitórias dos democratas Raphael Warnock e Jon Ossoff no estado da Geórgia para as eleições do Senado dos Estados Unidos devem assegurar a maioria dos votos na Casa ao presidente eleito Joe Biden nas votações. Isso porque apesar do empate no número de representantes entre republicanos e democratas no Senado, o chamado voto de minerva, de desempate, é dado pela vice-presidente eleita, a democrata Kamala Harris. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

Esse resultado tem um gosto de virada para os democratas, pois as projeções iniciais apontavam uma vitória expressiva do Partido Republicano no Congresso, que é composto pelo Senado e pela Câmara. A disputa pela maioria da Câmara dos Representantes continua, conforme os votos ainda estão sendo contados 5 dias após a votação.

Cidadãos americanos foram às urnas na terça-feira (8) para escolher os 435 deputados da Câmara e 35 senadores de um total de 100, além de 36 governadores e todas as Câmaras locais, além de votações pontuais.

Postagens Relacionadas

Leave a Comment